Se sou mais que uma pedra ou uma planta? Não sei.
Sou diferente. Não sei o que é mais ou menos.
(...)
Sim, escrevo versos, e a pedra não escreve versos.
Sim, faço ideias sobre o mundo, e a planta nenhumas.
Mas é que as pedras não são poetas, são pedras;
E as plantas são plantas só, e não pensadores.
Tanto posso dizer que sou superior a elas por isto,
Como que sou inferior.
Mas não digo isso: digo da pedra, "é uma pedra",
Digo da planta, "é uma planta",
Digo de mim, "sou eu".
E não digo mais nada. Que mais há a dizer?


Alberto Caeiro

Protecção Ambiental na U.E.

Bem-vindo ao Direito ao Verde


Direito ao Verde é um blogue que pretende ser uma fonte de informação, para além de um espaço de discussão e reflexão, sobre as problemáticas do Direito do Ambiente.

Outono quente

⊆ 07:06 por jose palma | . | ˜ 0 comentários »

MAIS CALOR ATÉ AO FINAL DO MÊS
As previsões para os próximos dias são de céu pouco nublado ou limpo com reduzidas possibilidades de ocorrência de chuva. O bom tempo, com temperaturas cerca de quatro graus acima da média, irá continuar pelo menos até ao final do mês, segundo as previsões do canal norte-americano de meteorologia, The Weather Channel. A localização do anticiclone dos Açores ao largo do Continente é o principal responsável pelo prolongamento do calor.

"TEMPERATURAS VÃO SUBIR" (Anthímio Azevedo, Meteorologista)

Correio da Manhã – Estamos a viver um Outono quente. É uma tendência para o futuro?
Anthímio Azevedo – Não é algo de inédito. Em 1967 também aconteceu. Mas penso que está relacionado com as alterações climatéricas. As temperaturas vão subir. E no futuro haverá uma maior frequência destas situações, de acordo com os dados disponibilizados pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas.

– Quais as previsões para Portugal?
– Preocupantes. Numa antevisão para 2025, portanto, para daqui a 18 anos, as previsões são de seca na Europa do Sul, em particular na Península Ibérica, com consequências graves para a população. Fala-se mesmo de uma consequente migração para Norte.

– Com o aumento da poluição, que maiores catástrofes poderão ocorrer?
– O fim da corrente do Golfo com forte descida das temperaturas na Europa. Fim da floresta amazónica e libertação do gás metano existente no fundo dos oceanos, o que aquecerá ainda mais o Planeta.


Nota: publicado hoje 22-10 no CM , na sequência do incêndio do Gerês. Arrefecimento a Norte, aquecimento a Sul....e a continuarmos a este ritmo, já não faltará muito!!


0 respostas a Outono quente

= Leave a Reply