Organismos Públicos Nacionais
⊆ 15:07 por Renato Ribeiro | ˜ 1 comentários »O meu primeiro contributo para o nosso blog prende-se com uma lista que será certamente útil para todos.
Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais da Madeira
Define e executa a política regional no sector ambiental, desde o ordenamento do território aos recursos hídricos.
A empresa pública opera nas três vertentes do saneamento básico - abastecimento de água, saneamento de águas residuais e tratamento e valorização de resíduos sólidos -, prestando serviços a mais de sete milhões de portugueses.
É o serviço central incumbido da coordenação e apoio técnico-administrativo do Ministério nos domínios do planeamento, controlo e avaliação das execuções financeiras, organização, estatística, gestão dos recursos humanos, financeiros e patrimoniais, bem como da documentação, segurança, relações públicas e tecnologias da informação.
Direcção-Geral das Autarquias Locais
Serviço central do Estado responsável pela concepção, execução e coordenação de medidas de apoio à administração autárquica.
Programa Operacional Ciência e Inovação 2010
O Programa Operacional Ciência e Inovação 2010, integrado no III Quadro Comunitário de Apoio, tem como objectivo a modernização do ensino superior e a promoção da ciência e a inovação no desenvolvimento tecnológico do País.
Instituto Geográfico Português
É o organismo responsável pela execução da política de informação geográfica.
Site da Presidência Portuguesa da União Europeia com notícias e documentos, reuniões e eventos ou informações sobre a União Europeia.
Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte
Visa o desenvolvimento integrado e sustentável do Norte de Portugal, contribuindo para a competitividade e coesão do território nacional.
Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo
Tem como missão executar as políticas de ambiente, de ordenamento do território e cidades e de desenvolvimento regional ao nível da sua área geográfica de actuação.
O Programa Operacional do Ambiente (POA) destina-se à concretização de objectivos eminentemente ambientais, visando requalificar e valorizar o património natural e o ambiente urbano
Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade
http://portal.icn.pt/ICNPortal/vPT
Exerce as funções de autoridade nacional para a conservação da natureza e da biodiversidade.
Instituto da Construção e do Imobiliário
É a entidade reguladora do sector da construção e do imobiliário. Compete-lhe atribuir os títulos para o exercício das actividades reguladas, nomeadamente, alvará de construção, título de registo ou licença de mediação imobiliária.
Departamento de prospectiva e Planeamento
Departamento tutelado pelo Ministério do Ambiente que visa, nomeadamente, elaborar estudos e análises prospectivas sobre os factores de desenvolvimento, prosperidade e inovação de regiões, metrópoles e cidades em Portugal e no estrangeiro.
A Adene é uma instituição de tipo associativo, participada maioritariamente (69,66%) por instituições do Ministério da Economia e Inovação.
Fundado em 1989, o instituto assume-se como uma infra-estrutura tecnológica capaz de construir uma verdadeira interface entre os centros de saber e as empresas. Actua nas áreas do ambiente, energia, legislação e eco-inovação.
Direcção Geral do Desenvolvimento Regional
É o serviço central do Ministério do Ambiente responsável por estudar e promover a política de desenvolvimento regional, coordenar e acompanhar a execução das intervenções dos fundos estruturais comunitários e assegurar a gestão nacional do FEDER e do Fundo de Coesão.
O INETI - Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação é um organismo de investigação, demonstração e desenvolvimento tecnológico, cuja missão é promover a inovação tecnológica, orientando a ciência e a tecnologia para o desenvolvimento empresarial.
Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte
É uma instituição pública que tem por missão promover as condições para o desenvolvimento integrado e sustentável do Norte de Portugal, contribuindo para a coesão do território nacional.
Instituto Português da Qualidade
Instituto público que tem por missão a coordenação do Sistema Português da Qualidade, a promoção e a coordenação de actividades que visem contribuir para demonstrar a credibilidade da acção dos agentes económicos, bem como o desenvolvimento das actividades inerentes à sua função de laboratório nacional de metrologia.
IDAD - Instituto do Ambiente e Desenvolvimento
Associação científica e técnica que tem por objecto o exercício da actividade científica e tecnológica em todos os domínios do ambiente, gestão dos recursos naturais, desenvolvimento sócio-económico e ordenamento do território.
A Direcção Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano, integrada no Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, tem por missão dar execução às medidas e políticas de ordenamento do território e desenvolvimento urbano, promovendo a valorização integrada das diversidades do território nacional.
Direcção Geral de Geologia e Energia
É o órgão da administração pública portuguesa responsável pela concepção, promoção e avaliação das políticas relativas à energia e aos recursos geológicos.
Tutelado pelo Ministério do Ambiente, este organismo tem por missão executar as políticas de recursos hídricos a nível nacional.
Direcção Geral dos Recursos Florestais
http://www.dgrf.min-agricultura.pt
Tem por objectivo promover o desenvolvimento sustentável dos recursos florestais e dos espaços associados, bem como dos recursos cinegéticos e aquícolas das águas interiores.
Site do Governo Regional dos Açores com informação sobre transportes, energia, agricultura e floresta, indústria e ambiente.
Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos
Entidade responsável pela regulação dos sectores do gás natural e da electricidade.
Agência Regional de Energia do Centro e Baixo Alentejo
Constituída em Maio de 1998, os seus objectivos centram-se no exercício de actividades de investigação, desenvolvimento técnico e económico, promoção, difusão tecnológica, informação técnica, económica e financeira nos domínios da utilização racional e conservação de energia, gestão ambiental e melhor aproveitamento dos recursos energéticos e naturais.
Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo
Serviço desconcentrado do Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, com competências nas áreas do ambiente, ordenamento do território, planeamento estratégico regional, apoio às autarquias locais e gestão dos fundos comunitários.
O Instituto do Ambiente (IA) foi criado em 2002, e resulta da fusão da Direcção Geral do Ambiente (DGA) e do Instituto de Promoção Ambiental (IPAMB).
O Instituto do Ambiente integra-se no Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional.
Insituto Regulador de Águas e Resíduos
Promover a inovação e o desenvolvimento tecnológico, facilitando o aprofundamento das relações entre o mundo da investigação e o tecido empresarial português, é o objectivo central deste organismo.
Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos
Criado pelo Decreto-Lei n.º 257/2002, tem como competências a supervisão, regulamentação e inspecção do sector marítimo e portuário, promoção da navegabilidade do Douro e administração dos portos sob a sua jurisdição.
Inspecção-Geral do Ambiente e do Ordenamento do Território
Organismo central de inspecção, do Ministério do Ambiente, dotada de autonomia técnica e administrativa e funciona na dependência directa do Ministro do Ambiente.
Fundação para a Ciência e Tecnologia
A Fundação para a Ciência e a Tecnologia promove a investigação científica e o desenvolvimento tecnológico nacionais pelo financiamento de bolsas, projectos e instituições de investigação científica.
29 de outubro de 2007 às 09:57 E o "ambiente" de trabalho? não será também ambiente! Não será igualmente importante preservar o "ambiente" onde passamos 8 horas diárias durante 40 (ou mais)anos de vida? A atenção sobre o ambiente pode e deve ser observada de forma integradora!
Cump.,
FS