Se sou mais que uma pedra ou uma planta? Não sei.
Sou diferente. Não sei o que é mais ou menos.
(...)
Sim, escrevo versos, e a pedra não escreve versos.
Sim, faço ideias sobre o mundo, e a planta nenhumas.
Mas é que as pedras não são poetas, são pedras;
E as plantas são plantas só, e não pensadores.
Tanto posso dizer que sou superior a elas por isto,
Como que sou inferior.
Mas não digo isso: digo da pedra, "é uma pedra",
Digo da planta, "é uma planta",
Digo de mim, "sou eu".
E não digo mais nada. Que mais há a dizer?


Alberto Caeiro

Protecção Ambiental na U.E.

Bem-vindo ao Direito ao Verde


Direito ao Verde é um blogue que pretende ser uma fonte de informação, para além de um espaço de discussão e reflexão, sobre as problemáticas do Direito do Ambiente.

Requerimento sobre linhas de alta e muita alta tensão

⊆ 04:30 por GNM | . | ˜ 1 comentários »

Requerimento ao Governo N.º


A Sua Excelência o
Presidente da Assembleia da Republica


Assunto: Segurança junto às linhas de alta e muito alta tensão.


Apresentado pelos Deputados: Jorge Seguro Sanches, Renato Sampaio e Afonso Candal do Partido Socialista.

Recentemente têm vindo a ser noticiadas dúvidas e informações contraditórias quanto à garantia de segurança junto às linhas de alta (entre fases cujo valor eficaz é superior a 45kV e igual ou inferior a 110kV) e muito alta tensão (entre fases cujo valor eficaz é superior a 110Kv).

Para além da consagração constitucional de direitos fundamentais, no exercício da actividade de transporte de energia eléctrica, a lei, através do decreto-lei n.º 29/2006 de 15 de Fevereiro, impõe aos operadores a obrigação de adopção das providências adequadas à minimização dos impactes ambientais.

Todavia está criada na sociedade portuguesa alguma preocupação, algum sentimento de dúvida quanto a esta questão que, aliás a comunicação social tem vindo a dar eco nas últimas semanas.

Este é claramente um tema que só valerá a pena discutir seriamente, e sem demagogia, se formos habilitados com estudos credíveis sobre o tema.

Nesse sentido e face a esta situação e, nos termos da alínea c) do artigo 156º da Constituição da República Portuguesa, requeremos ao Governo:

Que através do Ministério da Saúde, informe da existência ou da realização de estudos conclusivos sobre esta questão, nomeadamente quanto aos efeitos que a proximidade de linhas de alta e muita alta tensão podem ter na saúde humana e no meio ambiente;

Que através do Ministério da Economia e Inovação, informe sobre qual o nível de exigência nos licenciamentos das linhas de alta e muita alta tensão em Portugal e nos restantes países da União Europeia;

Palácio de S. Bento, 15 de Outubro de 2007

Os Deputados


Uma resposta a “Requerimento sobre linhas de alta e muita alta tensão”

  1. jose palma Says:
    Não sei se será apenas distração dos deputados, mas creio que o estudo da DGS de 15/08/2007 vai ao encontro das suas pretensões. As conclusões do estudo poderão contrariar toda esta onda de alarmismo que se gerou ultimamente, mas tambem não é suficientemente conclusivo quanto aos riscos futuros das radiações electomagnéticas. O relatório é interessante e poderão encontrá-lo nos site www.dgs.pt, na coluna de saúde ambiental click publicações.

    Exposição da População aos Campos Electromagnéticos 2007-08-15
    Relatório do Grupo de Trabalho Interministerial

= Leave a Reply